A Sacristia
A sacristia da igreja matriz está atras do paineldo batismo, ampla e guarda o material litúrgico necessário para as celebrações,
O termo sacristia significa "pequeno sagrado". Além de local para a guarda dos objetos e alfaias, também prolonga os espaços rituais, porque nela acontece a preparação imediata dos ministros ordenados e leigos, bem como a conclusão das celebrações.
Tendo a imagem do crucificado, São José e Nossa senhora do Perpétuo Socorro, cadeiras, armários e um banheiro para os Ministros.
Corredor de acesso para o presbitério
Com acessibilidade tanto da sacristia quando da capela do santíssimo é possível acessar o presbitério com uma rampa e favorece nas celebrações para que não se passe em frente dos ministros ou altar e assim favorece a celebração. Na parede do fundo da igreja assim dois quadros, o de São João Paulo II e Madre Tereza de Calcutá cuja as relíquias de primeiro gral (cabelos) estão colocados nas estrelas na cabeça da Mãe do Perpétuo Socorro.
Depósitos
Tanto acima da sacristia temos uma sala para reunião pequena e guardar objetos de pouco uso. Também sem cima da apela do santíssimo temos um espaço para guardar objetos que são poucos usados.
Na entrada da igreja ao lado do átrio as salas funcionais
Sacristia secundária
Uma pequena sala que contém armário se local para a vestissão de coroinhas, acólitos, Ministros extraordinários da comunhão e da esperança, leitores.
Sala do Dizimo
Uma sala atrás independente do espaço celebrativo, mas que facilitam os fiéis a devolver o dizimo como expressão de amor.
Banheiros
Ao lado da sala do dizimo temos os banheiros com bom acesso e inclusão a pessoas com necessidades especiais.
O conjunto do pecado a salvação
Quando olhamos do presbitério para a porta central vemos um conjunto, construído para lembrarmos da criação do homem e da mulher que no paraíso fizeram sua escolha, a desobediência, na porta da noiva a arvore da vida e a serpente ao lado na parede adão e Éva. No coro vemos a cruz da antiga igreja intimamente ligados, por um só homem nos veio a morte e por um único nos veio a salvação, percebemos os vitrais da criação e dos evangelistas, ou seja, no novo jardim com a arvore da cruz o novo adão nos devolve aquilo que tínhamos perdidos, a Cruz histórica da igreja antiga no ‘jardim’.
Na realidade o mistério do homem só se torna claro verdadeiramente no mistério do Verbo encarnado. Com efeito, Adão o primeiro homem era figura daquele que haveria de vir, isto é, de Cristo Senhor. Novo Adão, na mesma revelação do mistério do Pai e de seu amor, Cristo manifesta plenamente o homem ao próprio homem e lhe descobre a sua altíssima vocação. Não é portanto de se admirar que em Cristo estas verdades encontrem sua fonte e atinjam seu ápice. "Imagem de Deus invisível" (Col 1,15) , Ele é o homem perfeito, que restituiu aos filhos de Adão a semelhança divina, deformada desde o primeiro pecado.
Contudo podemos perceber que a igreja física é um complexo de espaços que facilitam a reunião de pessoas, mas que Igreja espiritual precisa de um espaço que manifeste aquilo que celebra, por isso, cada local, detalhe foram pensados para que cada um possa vivenciar o mistério que celebramos, aguçando os sentimos humanos que se relaciona com a vida da fé.
Tu me chamaste, e o teu grito rompeu a minha surdez. Fulguraste e brilhaste e tua luz afugentou a minha cegueira. Espargistes a tua fragrância e respirando-a suspirei por ti. Eu te saboreei e agora tenho fome e sede de ti. Tu me tocaste e agora estou ardendo no desejo da tua paz. Tu me chamaste, e o teu grito rompeu a minha surdez.
Portanto, a igreja visível nos faz entrar em contato com aquilo que a Igreja é o corpo místico de Cristo, sua vivencia de tríduo a tríduo, com a ligação fundamental na nossa fé nua e trina que cria por amor, os homens, que em seu caminho escolhem o pecado, Deus não desiste da relação de amor e na plenitude dos tempos envia seu Filho amado, que se esvazia e eleva a humanidade no relacionamento esponsal. Da criação a Revelação plena, a Igreja militante com a padecente se encaminha para a Igreja Triunfante, que vive no hoje da história o mistério da presença do Cristo nos Sacramentos e na Igreja. Sendo assim, a igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é uma expressão do mistério salvífico de Cristo, anunciado pelo Antigo Testamento, testemunhado no Novo Testamento e celebrado e vivenciado pela Igreja. A igreja de pedra manifesta aquilo que é a Igreja de Cristo.
Comments