
SOBRE
Histórico
09/07/73 – Dom Geraldo M. Pellanda, Bispo Diocesano nomeia sua comissão executiva responsável pela construção de uma igreja na vila do Perpétuo Socorro, na cidade de Castro-PR. Comissão: Pe. Nicolau, Dir. espiritual-Rubens B. Taques, presidente - Brahim Fadel, tesoureiro, Evaristo Capilé, secretário - F. Flores e Leopoldo Alves, conselho.
30/09/73 – Lançamento da pedra Fundamental.
24/03/75 – Convênio Paróquia de Santa´Ana x Prefeitura Municipal para construção de uma Capela Escola na vila Perpétuo Socorro.
06/09/75 – Primeira missa da Capela (ação de graças).
17/09/75 – Primeira Novena em honra à N. Sra. do Perpetuo Socorro.
30/09/75 – Aniversário. Introdução das imagens do Senhor Crucificado e N. Sra. do Perpetuo Socorro.
20/11/75 – Primeiro Curso de Batismo.
30/12/75 – 1º Festa Natalina da Capela com distribuição de presentes para as crianças.
20/04/76 – Inauguração da escola anexa à igreja.
07/07/78 – 1º Eucaristia e Crisma, Pe. José Pagnacco e D. Getulio T. Guimarães..
10/04/84 – Termino do Convênio com a Prefeitura municipal e a Paróquia Sant´Ana, desde então, deixa de ser capela escola e sim igreja N. Sra, do Perpetuo Socorro.
02/07/86 – Pe. Januário Béo aceite ser o diretor espiritual da comunidade Perpetuo Socorro.
30/05/86 – Pe. Nicolau Baltasar (Pároco da Paróquia Sant´Ana) falece, sendo vítima de desastre automobilístico.
25/01/94 - Pe. Béo é transferido para São Paulo deixando assim a direção espiritual da comunidade Perpetuo Socorro.
01/03/94 – Falecimento do Pe. José Pagnacco, a partir da saída do Pe. Béo, a comunidade Perpétuo Socorro teve ajuda dos padres Cavanis, sendo um deles o Pe. Antonio. Pe. Béo havia iniciado seus trabalhos em junho de 1986 e permaneceu até 1994, quando assumiram (inicio de 1995) os padres Cavanis que permaneceram ate o ano de 2000.
No inicio do ano de 2001 os padres Diocesanos retomam o cuidado da comunidade com o Padre José Sioffi, então Pároco. No ano de 1999 a comunidade teve a alegria de ver um filho seu José Sidnei do Prado, consagrar-se a Deus como sacerdote na Congregação Cavanis. Depois do Pe. José Sioffi, os Padres Diocesanos continuaram o atendimento a comunidade. São eles: Pe. Noé, Pe. Nelson Bueno, Pe. Valdeslei, Pe. Agostinho, Pe. Jaime Rossa, Pe. Alceu Maders, Pe. Moacir, Pe. Abraão, Pe. Sérgio e Pe. Wellington.
Com o crescimento populacional, material e de participação da comunidade, já em 1998 havia um anseio de se tornar Paróquia, sendo inclusive levado pelo Conselho da comunidade, um pedido a Dom João Aviz, atual Bispo Diocesano, tiveram como resposta que só poderia ser possível futuramente. Em fevereiro de 2005 Pe. Abraão Becher assumiu a Paróquia Sant’Ana como Pároco e Pe. Sérgio veio para ser mais um auxiliar, já que Pe. Wellington já estava. Passados alguns meses sendo 3 padres na Paróquia, o atendimento a Capela Perpétuo Socorro se tornou mais intenso e a Pastoral foi acompanhada mais de perto, especialmente por Pe. Wellington, que ficou designado para tal trabalho, em meados do mês de Abril.
Junto com os Padres do setor 5, foi aventada a possibilidade da criação de mais uma Paróquia no setor, sendo então feito uma sondagem na comunidade Perpétuo Socorro junto ao conselho de Pastoral que logo foi a favor e acolheu com interesse.
No dia 11 de Maio de 2005, foi levada a proposta a Dom Sérgio e ao conselho Presbiteral que deu o aval, a principio como preparação.
A nova Paróquia seria o resultado do desmembramento de algumas comunidades da Paróquia Sant’Ana e Imaculada Conceição de Carimbei, que tem como Pároco Pe. José Lauro que teve importante participação no processo de criação da Paróquia.
Tendo o aval do Bispo, Pe. Wellington começou a atender a comunidade como quase Paróquia e acompanhando a construção da casa paroquial, a compra do carro e demais iniciativas para a preparação.
No dia 18 de Agosto em mais uma reunião do Conselho Presbiteral foi aprovada a criação da nova Paróquia e marcada sua Ereção, bem como a consagração do altar e a posse do 1º Pároco Pe. Wellington para o dia 06 de Setembro de 2005 as 19h30.
Chegado o dia 06 de Setembro, desde as primeiras horas da noite foram chegando grande numero de fiéis, representantes dos conselhos de cada comunidade pertencente à nova Paróquia. A celebração contou ainda com a presença de Seminaristas, Religiosos e Religiosos bem como a dos seguintes sacerdotes: Pe. Abraão Becher, José Lauro, Sandro Maciel, Evandro, Valdenicio, James, Valdecir Pavam, Mário Spaki, Márcio Milek, Leonel Stanski, Mansueto, Marcelo Carmo, Gilberto, Frei Alderico, Estanislau, Jaime Rossa, Wellington, que tomaria posse, Dom Sérgio e Diácono Rubens.
Dentro da celebração Eucarística foi lido os decretos da criação da Paróquia, a provisão de Pároco, assim como a Consagração do altar e a entrega dos livros paroquiais , a chave da Igreja e do Sacrário, e os instrumentos para a celebração dos Sacramentos do Batismo e Penitência. Após a celebração o Conselho de Pastoral recepcionou o Senhor Bispo, sacerdotes e convidados com um coquetel no Salão Paroquial.
Comemorações importantes
27 de Junho – Festa da Padroeira N. Sra. do Perp.Socorro.
06 de Setembro - Aniversário de criação da Paróquia.
Celebração Eucarística: Acontece as Celebrações na Matriz e Comunidades durante a Semana e no final de Semana.
1ª sexta-feira: Confissões a partir das 18h e Missa às 19h30.

Párocos
Pe. Wellington M. de Almeida
2005-2006
Pe. Luiz Carlos Mirkoski
2011-2016
Pe. Osvaldo Pinheiro
2007-2009
Pe. Albino Dzidzio
2016-2018
Pe. Loir Antonio Oliveira
2010-2011
Pe. Cristiano Marcos Rodrigues
2018-2024
Pe. José Lauro Gonçalves Gomes
2024-Atual
Pastorais e movimentos
-
Assuntos Econômicos,
-
Catequese,
-
Ministros da Comunhão e da Palavra,
-
Coroinhas e Acólitos,
-
Dizimo,
-
Batismo,
-
Canto,
-
Vocacional,
-
Adolescentes,
-
Jovens,
-
Criança,
-
Pequenos Grupos,
-
Legião de Maria,
-
Apostolado da Oração,
-
Capelinhas,
-
RCC,
-
Vicentinos,
-
Acolhida,
-
Pastoral da Pessoa Idosa,
-
Meninas de Maria,
-
Encontro de Casais com Cristo.
-
Pastoral da Comunicação


Nova igreja, um sonho realizado
A construção da nova igreja Matriz teve início em 2018, logo após a conclusão do centro pastoral Bom Pastor. Na época, percebeu-se que a estrutura da antiga igreja Matriz já não atendia mais às necessidades da comunidade. Os estudos iniciais sugeriram a necessidade de reformas, mas ficou claro que, mesmo com as melhorias, o edifício antigo não seria suficiente.
No final de 2018, após concluir os estudos de viabilidade, foi decidido que a melhor solução seria construir uma nova igreja Matriz. O projeto foi elaborado, ápos apresentado e aprovado pelo Bispo D. Sérgio Arthur Braschi em fevereiro de 2019. Com a aprovação do Bispo o projeto foi apresentado nos Conselhos de todas as comunidades atendidas pela Matriz. A aprovação final foi concedida em 30 de agosto de 2019, na missa das 18h.
O projeto, conhecido como "Igreja do Ícone do Amor", visava não apenas a celebração, mas também representar a Igreja de Jesus Cristo com simbolismos significativos. O plano de construção foi dividido em cinco etapas: estrutura de pré-moldado, paredes com reboco, forro, pintura e piso, e finalização.
A obra foi financiada através de doações, eventos e campanhas como a Campanha do Tijolinho, do Tijolão, do Coração do Ícone do Amor, do Piso, dos Bancos e do Mosaico. Com o avanço das campanhas e arrecadações, a construção ganhou forma durante os anos que se seguirão.
A construção da nova igreja Matriz avançou de forma significativa ao longo dos anos, refletindo o empenho e a fé da comunidade. Em 13 de dezembro de 2019, a obra saiu do papel com a escavação para os pilares pré-moldados. Em 27 de novembro, durante uma celebração especial, os fiéis enterraram papéis com os nomes de seus entes queridos no local onde seria erguido o altar, e a pedra fundamental foi abençoada. Em dezembro, a construção da cúpula começou a se destacar como um elemento especial.
Em 2020, a obra avançou com a conclusão da metade do pré-moldado e a preparação para a festa da derrubada da igreja antiga. Em março, o Cerco de Jericó marcou a despedida da igreja antiga com sete dias de oração e a retirada de itens do interior. No último dia, a igreja foi oficialmente derrubada na presença dos fiéis, simbolizando a transição para um novo espaço sagrado.
Os destroços foram recolhidos e muitos fiéis levaram pedaços como lembrança. No entanto, a pandemia de Covid-19 que começou em março de 2020 trouxe desafios, forçando o fechamento das igrejas e impactando a construção. A obra foi paralisada, mas retomou em abril com dificuldades de material. A comunidade demonstrou grande fé durante a Semana Santa com celebrações online.
Em junho de 2020, a etapa da cúpula foi concluída, e houve a bênção do espaço de construção. O mês de julho viu a continuidade das obras e o retorno das missas presenciais com limitações. Em setembro, a Paróquia celebrou seu 15º aniversário com a bênção da construção e a instalação das relíquias de São João Paulo II. Em dezembro, a fase de fundação e alvenaria começou, e os nomes dos doadores foram colocados na terra como símbolo de gratidão.
No início de 2021, a alvenaria continuou até as janelas, e foram instalados o piso usinado, o altar e o ambão com tijolos da antiga igreja. O reboco avançou no presbitério, e a colocação do forro em drywall começou. Em setembro, a comunidade foi novamente apresentada aos detalhes da obra. A artista Maria Fonseca foi contratada para o projeto iconográfico, e o reboco, calçamento externo e alvenaria das torres prosseguiram.
Em 2022, a construção da cruz entre as torres e a preparação para os sinos e relógios foram concluídas. A artista iniciou os trabalhos de pintura dos ícones, começando pela Capela do Batismo. A água utilizada nas pinturas foi benzida, e o cruzeiro da antiga igreja foi reinstalado. Os sinos foram abençoados e instalados. A Semana Santa incluiu a pintura dos ícones da Capela do Batismo e do Santíssimo, além da colocação de vitrais e lustres. A pintura dos ícones da Mãe do Perpétuo Socorro e do Pantocrator foi concluída, e o piso do presbitério foi revestido. Em agosto, uma réplica do Santo Sudário foi colocada entre os tijolos e o mármore do altar. Os novos bancos foram instalados e a pintura externa começou.
Em 2023, o mosaico do presbitério foi finalizado, e a Via-Sacra foi colocada. O gradil ao redor da igreja e o piso externo foram concluídos, bem como as pastilhas na fonte com o Símbolo do Espírito Santo. Em 6 de setembro, a dedicação da igreja e do altar foi celebrada.
Finalmente, em 2024, a fachada da igreja foi concluída com a finalização do mosaico.